Vauxhall Astra K Forum banner

Não-Arranque Intermitente, Erros no Painel e Falha CANBUS – RESOLVIDO (Astra K 1.4T 2016)

367 views 1 reply 2 participants last post by  ikirk97  
#1 ·
Olá a todos, só queria compartilhar minha experiência, caso ajude alguém com um problema semelhante no seu Astra K.

É um Vauxhall Astra K 1.4 Turbo (Gasolina) de 2016

Estes foram meus sintomas:

• Luz do ABS, luz de controle de tração e luz do freio de estacionamento acendiam durante a condução
  • Mensagens na tela:
    • "Direção hidráulica em serviço – dirija com cuidado"
    • "Assistência de direção reduzida – dirija com cuidado"
  • O painel de instrumentos perdeu todos os dados – todas as agulhas caíram para zero (exceto combustível) mesmo durante a condução
  • A resposta do acelerador estava instável – ele entrava e saía esporadicamente
  • O motor continuou funcionando apesar dos sintomas acima
  • Às vezes, as falhas desapareciam sozinhas e o carro funcionava normalmente
  • Outras vezes, se eu desligasse o carro enquanto esses problemas estavam presentes, ele não dava a partida (sem partida)

O problema era imprevisível. Às vezes, ocorria 20 minutos após o início da condução, outras vezes, acontecia a partir do momento em que eu entrava no carro. Se estivesse presente na inicialização, o carro não dava a partida. Por ser tão inconsistente, várias oficinas não conseguiram reproduzi-lo ou diagnosticá-lo de forma confiável.

Diagnóstico inicial:
  • A bateria foi substituída (como precaução) – isso não corrigiu o problema
  • Códigos de falha armazenados:
    • U0073 – Barramento de comunicação do módulo de controle "A" desligado
    • Mais vários erros de comunicação com BCM, ECM, direção hidráulica, etc.
  • Isso apontou para problemas de CANBUS, mas as oficinas não conseguiram identificar a fonte

Autodiagnóstico e solução:
Depois de 9 meses com esse problema, tornando este carro dificilmente dirigível devido à falta de confiabilidade de não saber se ele daria a partida ou teria problemas ao dirigir, um dia, enquanto o problema estava acontecendo na minha garagem, decidi investigar a rede CAN sozinho.

1. Resistência medida nos pinos CAN na porta OBD:
    • Leitura: 120 ohms
    • Esperado: 60 ohms (dois resistores de 60 ohms devem estar em paralelo em uma rede CAN saudável)
    • Interpretação: Um dos resistores de terminação foi desconectado, sugerindo uma quebra ou má conexão em algum lugar no CANBUS
  2. Conexões inspecionadas em vários módulos:
    • BCM, módulo do volante, etc. verificados – tudo parecia bom
    • Finalmente, verifiquei o conector do módulo ABS sob o reservatório de expansão do líquido de arrefecimento
      • Chicote desconectado e umidade e corrosão encontradas (descoloração azul/verde)
      • Conector limpo e seco
  3. Após limpar e reconectar o chicote do módulo ABS:
    • A resistência na porta OBD voltou para 60 ohms
    • O carro deu a partida imediatamente
    • Todas as luzes de falha e problemas desapareceram e o problema nunca mais voltou

Conclusão:
A causa raiz foi a corrosão no conector do módulo ABS, que interrompeu a rede CANBUS e causou a perda de comunicação entre módulos críticos como o BCM e o ECM. Isso resultou na condição de não partida e em várias mensagens de aviso.

Se você estiver enfrentando problemas intermitentes semelhantes com as luzes do painel, erros de comunicação e problemas de partida no seu Astra K, vale a pena verificar o conector do módulo ABS quanto à umidade e corrosão. Medir a resistência CAN na porta OBD pode ajudar a restringir as falhas da rede.

Espero que isso ajude alguém na mesma situação.